Pular para o conteúdo principal

Anatomia do Punho e da Mão

Anatomia do Punho e da Mão





Boa noite galerinha que so fica deitada na quarentena, hoje vamos para mais uma aulinha e dessa vez vamos falar de anatomia do punho e da mão.

Os ossos da mão são divididos em três partes:
a) Oito ossos, distribuídos em duas fileiras, proximal e distal, que constituem os carpos;
b) O esqueleto da mão é formado por cinco ossos que constituem os metacarpos;
c) O esqueleto dos dedos, são representado pelas falanges, proximais, médias e distais.

Carpos:
Os oito ossos que o constituem estão articulados entre si e são mantidos em posição por fortes ligamentos. Dispõem-se em duas fileiras, proximal e distal.

Na fileira proximal estão:
Escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme.

Na fileira distal estão:
Trapézio,  trapezóide, capitato e hamato (ou unciforme).
OBS: A extremidade proximal do carpo é convexa, ântero-posterior e látero-medialmente, articulando-se com o rádio, enquanto que os ossos da fileira distai se articulam com os ossos do metacarpo.
Observe também que os ossos do carpo se articulam uns com os outros e que, no seu conjunto, o carpo apresenta concavidade anterior, sendo ligeiramente convexo na face posterior.

Metacarpos
Todos eles apresentam uma base, um corpo (ou diáfise) e uma cabeça arredondada.
As cabeças articulam-se com as falanges proximais.
As diáfises são levemente côncavas anteriormente e as bases articulam-se com os ossos da fileira distal do carpo.
Como ossos do metacarpo ficam como um leque, divergindo a partir dos ossos da fileira distal do carpo.
O 1° metacarpo tem uma diáfise mais curta e mais achatada que os outros e não se situa no plano da palma, visto que sua face anterior, alargada, está voltada medialmente.
Sua base possui uma face articular em forma de sela que se encaixa em face semelhante do trapézio.
Esta articulação em sela e a posição particular do 1° metacarpo conferem grande mobilidade ao polegar sendo importantes nos movimentos de reposição e oposição.

Falanges
Cada dedo, possui falanges proximal, média e distal.
Com exceção do polegar, no qual falta a falange média.
Cada falange possui uma base, corpo e cabeça.
Todas as falanges são côncavas no sentido da palma da mão.
Vale destacar que a falange proximal apresenta uma faceta oval, na sua base, para arti-cular-se com a cabeça do osso metacárpico.
Por sua vez, a cabeça da falange proximal tem uma superfície articular em forma de polia (carretel) para articular-se com a base da falange média, a qual apresenta uma crista mediana que se encaixa no sulco da polia da cabeça da falange proximal.
Este mesmo tipo de encaixe pode ser identificado na articulação da falange média com a distal.
As falanges distais apresentam uma tuberosidade no lugar da cabeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músculos do Ombro

Finalizando a parte de ombro com músculos ! Agora você já sabe tudo sobre essa parte extremamente importante do nosso corpo. Espero ter ajudado galera, até a próxima.  1. DELTOIDE Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula Inserção Distal: Tuberosidade deltoidea – úmero Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6) Ação: Abdução do Braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço.  2. SUPRAESPINHAL Inserção Medial: Fossa supra-espinhal – escápula Inserção Lateral: Faceta superior do tubérculo maior do úmero Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6) Ação: Abdução do Braço 3. INFRAESPINHAL Inserção Medial: Fossa infra-espinhal da escápula Inserção Lateral: Faceta média do tubérculo maior do úmero Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6) Ação: Rotação Lateral do Braço 4. REDONDO MENOR Músculo Redondo Menor Inserção Medial: 2/3 superior da borda lateral da escápula Inserção Lateral: F

Complexo Articular do Cotovelo

AÍ!! Você que só sabe dormir nessa quarentena! Acorda e vem aprender tudo sobre o complexo articular do cotovelo com a gente!!   Estruturas ósseas do complexo do cotovelo:             O complexo articular do cotovelo é composto por três estruturas ósseas principais: – Extremidade distal do úmero – Extremidade proximal do radio – Extremidade proximal da ulna Pontos palpáveis do complexo do cotovelo:              É de fundamental importância o conhecimento dos pontos de palpação das estruturas do complexo do cotovelo assim como o conhecimento do posicionamento normal de cada uma dessas estruturas para o conhecimento da biomecânica e do funcionamento normal do complexo articular. Dentre os pontos palpáveis mais importantes e conhecidos do complexo do cotovelo, podemos citar: – Epicôndilo lateral – Epicôndilo medial – Olécrano da ulna – Cabeça do rádio   Articulações do complexo do cotovelo:               O complexo articular do cotovelo, assim como todo

Plica Sinovial

Oi galerinha, hoje vamos falar sobre plica sinovial. Larga de preguiça e rola pra baixo?! Plica sinovial  É uma dobra na bainha sinovial do joelho. Se trata de uma prega da membrana fibrosa que se projeta para a cavidade articular. Essa anormalidade congênita deriva de um remanescente de pregas formadas durante o estágio embriológico do desenvolvimento. Durante a maturação, essas pregas são absorvidas pela cápsula articular; mas em uma parcela da população isso não ocorre e deixa uma área espessada ou uma ruga no interior da membrana. Pode ocorrer como resultado de microtraumas ou macrotraumas. Com a irritação crônica, o tecido torna-se uma banda fibrótica inelástica; quando a irritação é aguda, o tecido fica doloroso à palpação e quando é crônica a faixa da plica fica muito sensível. Quadro Clinico O paciente que apresenta plica sinovial patológica refere normalmente um quadro clínico de dor, crepitações, derrames articulares e descompensações musculares. A plica reage a uma agressão