Pular para o conteúdo principal

Músculos do Ombro



Finalizando a parte de ombro com músculos ! Agora você já sabe tudo sobre essa parte extremamente importante do nosso corpo. Espero ter ajudado galera, até a próxima. 

1. DELTOIDE
Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula
Inserção Distal: Tuberosidade deltoidea – úmero
Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6)
Ação: Abdução do Braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. 

2. SUPRAESPINHAL
Inserção Medial: Fossa supra-espinhal – escápula
Inserção Lateral: Faceta superior do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)
Ação: Abdução do Braço

3. INFRAESPINHAL
Inserção Medial: Fossa infra-espinhal da escápula
Inserção Lateral: Faceta média do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)
Ação: Rotação Lateral do Braço

4. REDONDO MENOR
Músculo Redondo Menor Inserção Medial: 2/3 superior da borda lateral da escápula
Inserção Lateral: Faceta inferior do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6)
Ação: Rotação Lateral e Adução do Braço

5. REDONDO MAIOR
Músculo Redondo Maior Inserção Medial: 1/3 inferior da borda lateral da escápula e ângulo inferior da escápula
Inserção Lateral: Crista do tubérculo menor do úmero
Inervação: Nervo Subscapular Inferior – Fascículo posterior do plexo braquial (C5 e C6)
Ação: Rotação Medial, Adução e Extensão da Articulação do ombro

6. SUBESCAPULAR
Inserção Medial: Fossa subescapular
Inserção Lateral: Tubérculo menor
Inervação: Nervo Subescapular Superior e Inferior – Fascículo posterior (C5 e C6)
Ação: Rotação Medial e Adução do Braço
 
E se você gostou da postagem e quer saber mais sobre anatomia e fisioterapia, siga nosso instagram @fisio_emtreinamento para mais assuntos similares !



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Complexo Articular do Cotovelo

AÍ!! Você que só sabe dormir nessa quarentena! Acorda e vem aprender tudo sobre o complexo articular do cotovelo com a gente!!   Estruturas ósseas do complexo do cotovelo:             O complexo articular do cotovelo é composto por três estruturas ósseas principais: – Extremidade distal do úmero – Extremidade proximal do radio – Extremidade proximal da ulna Pontos palpáveis do complexo do cotovelo:              É de fundamental importância o conhecimento dos pontos de palpação das estruturas do complexo do cotovelo assim como o conhecimento do posicionamento normal de cada uma dessas estruturas para o conhecimento da biomecânica e do funcionamento normal do complexo articular. Dentre os pontos palpáveis mais importantes e conhecidos do complexo do cotovelo, podemos citar: – Epicôndilo lateral – Epicôndilo medial – Olécrano da ulna – Cabeça do rádio   Articulações do complexo do cotovelo:               O complexo articular do cotovelo, assim como todo

Plica Sinovial

Oi galerinha, hoje vamos falar sobre plica sinovial. Larga de preguiça e rola pra baixo?! Plica sinovial  É uma dobra na bainha sinovial do joelho. Se trata de uma prega da membrana fibrosa que se projeta para a cavidade articular. Essa anormalidade congênita deriva de um remanescente de pregas formadas durante o estágio embriológico do desenvolvimento. Durante a maturação, essas pregas são absorvidas pela cápsula articular; mas em uma parcela da população isso não ocorre e deixa uma área espessada ou uma ruga no interior da membrana. Pode ocorrer como resultado de microtraumas ou macrotraumas. Com a irritação crônica, o tecido torna-se uma banda fibrótica inelástica; quando a irritação é aguda, o tecido fica doloroso à palpação e quando é crônica a faixa da plica fica muito sensível. Quadro Clinico O paciente que apresenta plica sinovial patológica refere normalmente um quadro clínico de dor, crepitações, derrames articulares e descompensações musculares. A plica reage a uma agressão